ÔNIBUS PARA NOVA CRIXÁS

Localização

Nova Crixás é um município brasileiro do estado de Goiás, sua população estimada em 2010 pelo IBGE era de 11.927 habitantes e está localizada a 379 km de Goiânia.

Sobre Nova Crixás

Nova Crixás surgiu no início da década de 70, quando a família de José Alves Moreira, oriunda de Minas Gerais, adquiriu terras na região onde hoje se localiza o município, para a prática da agricultura.

Com a notícia das terras férteis, foram chegando pessoas para trabalhar nas lavouras, e José Alves decidiu doar parte de suas terras para abrigar essas famílias. Logo descobriu que as terras não eram boas para o plantio e decidiram partir para a engorda de gado. O fluxo migratório foi incentivado pela construção da rodovia GO-164 e, ao mesmo tempo, pela extensão de terras para a pecuária.

Em princípio de 1971, o atalho e as máquinas chegavam às barrancas do Rio Crixás-Mirim, definindo a estrada que passaria pela fazenda de José Alves.

A fundação histórica deu-se no dia 13 de junho de 1971, com uma missa rezada pelo padre Arlindo Kappum onde hoje está edificada a primeira igreja católica. Em 1972, já demarcada à posição correta da rodovia, os irmãos Manzanos resolveram acelerar o processo de urbanização local, os quais contribuíram de maneira decisiva no crescimento do povoado e em sua elevação à condição de cidade.

Atualmente a principal renda do município é baseado na pecuária de corte. Possuindo o maior rebanho bovino no Estado. Isso coloca Nova Crixás como o 10° maior criador de gado do país, e o município novacrixaense desperta tendências fortes para o turismo.

Os rios da região levam milhares de pescadores anualmente em busca de grandes peixes. Isso movimenta a economia do município. Turistas em busca de lazer, sempre visitam as praias que se formam durante os meses de seca (que geralmente, vai de junho a setembro) nestes rios.

Turismo

Alguns das principais atrações turísticas da cidade são:

Bandeirantes

Distrito de Nova Crixás, ás margens do Rio Araguaia além das belíssimas praias encontramos também dormitórios, hotéis pousadas e bar de frente as praias.

Barra do Rio do Peixe com o Rio Araguaia

Encontra-se o famoso acampamento da viúva, o acampamento do Gomes, local seguro, e aconchegante com piscinas naturais onde o turista pode saborear a famosa pinga no Buriti.

Lago Fuzil

Local de proteção das tartarugas pela FEMAGO e IBAMA chamada Projeto Quelônio.

Piracema

Um dos maiores espetáculo do Rio Araguaia quando os peixes sobem o rio para desovar nas cabeceiras.

Rios: Crixás Mirim e Crixás Assú.

São motivos de orgulho para o município de Nova Crixás. A privilegiada hidrografia de Nova Crixás é a menina dos olhos do município, pois é extremamente visitada por turistas e também pelo grande volume de peixes