ÔNIBUS PARA ALTO ARAGUAIA

Empresa de ônibus que atua em Alto Araguaia

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Localização

Alto Araguaia é um município brasileiro do estado do Mato Grosso. Sua população estimada em 2014 era de 17 168 habitantes.

Sobre Alto Araguaia

O município de Alto Araguaia apresenta vários episódios históricos. Inicialmente, chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.

Em 1921, a Resolução nº 837, criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho.

O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.

Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.

O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do rio Araguaia.

Turismo

Rio Araguaia

Parque Nacional das Emas

Rio Tocantins

São João do Araguaia

Cachoeira do Estádio Bilinão

Cachoeira dos Padres

Cachoeira Couto Magalhães

Cachoeira da Onça

Cachoeira do Paraíso

Cachoeira das Orquídeas

Cachoeira da Água Emendada