Ônibus para Goiatuba

Empresas de ônibus que atuam em Goiatuba

Estrela

Estrela

Localização

Goiatuba é um município brasileiro do interior do estado de Goiás. Pertencente à Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião de Meia Ponte, sua população estimada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 33 902 habitantes. Era conhecida como São Sebastião das Bananeiras, até que um andarilho, conhecido como Manoel Espositel Gabinatti, sugeriu a alteração do nome para Goiatuba.

Sobre Goiatuba

O surgimento de Goiatuba se confunde com a vinda de bandeirantes de São Paulo para o Oeste, em busca de ouro e outras pedras preciosas, na época muito abundantes nos sertões brasileiros. Mas, essa primeira viagem não teve muitos resultados. Apenas mais tarde, em 1860, habitantes de cidades de Minas Gerais, chegaram ao local e ali se fixaram, tomando posse de terras para a agricultura e produção de gado. A facilidade para se adquirir terras foi o que mais contribuiu para trazer os primeiros habitantes do município.
Em 1892, Manuel Vicente Rosa, Manoel Bernardo da Costa e Cândido Luiz de Castilho doaram ao padroeiro São Sebastião uma gleba de terras, destinadas à formação do povoado, que recebeu o nome de Bananeiras, devido à existência de uma moita de bananeiras em margens de rio próximo. No mesmo ano, Manoel Vicente fez celebrar a primeira missa, num rancho de palha, onde mais tarde foi construída uma capela. Com a aglomeração de casas em volta da capela, foi formado o povoado São Sebastião das Bananeiras.
Em 1900, o povoado foi elevado à categoria de distrito e em 1931, pelo decreto número 627 de 21 de Janeiro, elevado a município, tendo ainda a mesma denominação. Somente em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto Lei Estadual número 1233, passou a denominar-se Goiatuba. Quem sugeriu o nome Goiatuba foi o andarilho Manoel Espósito Espositel, conhecido por Gabinatte, que sempre visitava a cidade em meados de 1937.

Muito querido por todos no local, Gabinatte dizia que Goiatuba era derivado do nome Goiás. Mas, os entendidos explicam: Goia vem dos índios Goia e Tuba significava “instrumento musical” ou “grande”. Então, Goia deriva-se da língua Tupi e tuba quer dizer grande. Assim, Goiatuba é igual a Goiás grande.

Turismo em Goiatuba

Parque dos Buritys
CEMAL (Centro Municipal de Abastecimento e Lazer)