ÔNIBUS PARA JI-PARANÁ

Empresa de ônibus que atua em Ji-Paraná

Viação Andorinha

Viação Andorinha

Localização

Ji-Paraná é um município do estado de Rondônia, no Brasil. Com uma população de 129 242 habitantes, é o segundo mais populoso do estado e o décimo sexto mais populoso da Região Norte do Brasil.

Sobre Ji-Paraná

O topônimo do município provém do rio Ji-Paraná, hoje conhecido como Rio Machado.

A região, antes ocupada pelas tribos dos jarus e urupás, iniciou sua povoação, conhecida como Urupá, por volta de 1879, quando nordestinos fugindo da seca se estabeleceram na confluência do Rio Urupá. Em 1909, o Marechal Rondon chegou à embocadura do rio, e construiu uma estação telegráfica, próximo das margens do rio Ji-Paraná.

Com a depreciação da borracha, a região entrou em decadência voltando a se desenvolver com a descoberta de diamantes.

Na década de 1950, Urupá já era conhecida como Vila de Rondônia.

Em 1960, com a construção da BR-29, atual BR-364, e em decorrência do êxodo rural do sul do país, Vila de Rondônia passou a receber aqueles colonos. Foi decisiva a atuação da colonizadora Calama S.A., que adquiriu grande área de terra, antes ocupada por seringais.

Em 1968, o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária – IBRA, atual Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, acelerou o fluxo de migrantes vindos do centro-sul. O Projeto de Colonização Ouro Preto, dois anos mais tarde, foi marco do surto desenvolvimentista da região.

Em 1977, com a emancipação política decretada, o município recebeu oficialmente o nome de Ji-Paraná. Em 1981, em conseqüência da elevação do Território de Rondônia a Estado, foram estabelecidos novos limites para o município.

Turismo

Museu das Comunicações

Igreja de São José

Catedral Diocesana São João Bosco

Casa do Artesão

Teatro Municipal Dominguinhos

Parque de Exposições Hermínio Victorelli

Praça da Bíblia