ÔNIBUS PARA MACEIÓ

Localização

Maceió é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, situado na microrregião homônima e mesorregião do Leste Alagoano, Região Nordeste do país. Ocupa uma área de 510,655 km²,3 estando distante 2 013 quilômetros de Brasília, capital federal.2 É o município mais populoso de Alagoas, e sua população em 2014, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 1 005 319 habitantes,6 sendo a décima quarta capital brasileira a ultrapassar a marca de um milhão de habitantes residentes, e a quinta do Nordeste. Integra, com outros dez municípios alagoanos, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1 160 393 habitantes em 2017 , sendo o mais populoso de Alagoas, o 17º de todo o país e o 73º do continente americano.

Sobre Maceió

Maceió, capital de Alagoas, é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e belas praias ornadas por jardins de coqueirais. Conhecida como “Paraíso das Águas”, hoje é considerada como o “Caribe Brasileiro” devido às suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

O seu nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “O que tapa o alagadiço”. Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana, seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores. Seja qual for sua origem, do mar ou do açúcar, Maceió é um lugar abençoado por Nossa Senhora dos Prazeres.

A cultura maceioense é expressiva e marcante, principalmente pelo seu rico folclore, além de seus artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Entre as manifestações folclóricas há os folguedos como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba. O artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Turismo

Conhecer Maceió, suas belezas, histórias e lugares é garantia de momentos inesquecíveis.

– Piscinas naturais da Pajuçara;

– Ciclovia da Praia do Pontal da Barra até a Praia da Jatiúca;

– Feirinha da Pajuçara;

– Mercado do Artesanato;

– Galeria de arte Karandash;

– Lazer na Praça do Centenário;

– Pegar onda nas praias de Cruz Almas, Jatiúca, Jacarecica eRiacho Doce;Praias serenas: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Pratagy e Ipioca;

– Museu de Arte da Fundação Pierre Chalita;

– Museu Theo Brandão;

– Palácio Marechal Floriano Peixoto;

– Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.