ÔNIBUS PARA OSASCO

Localização

Osasco é um município brasileiro localizado na Zona Oeste da região metropolitana da capital paulista.

Sobre Osasco

Na região onde hoje se situa Osasco e em seus arredores existiam vários sítios e chácaras. Próximo às margens do Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antonio Agu, um imigrante com quem começa a nossa história.

Antonio Agu foi proprietário de vários negócios e terras na região. Em 1887 comprou uma gleba de terra no Km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua olaria e convidou para sócio o Barão Dimitri Sensaud De Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.

Após outras iniciativas, em 1895, Agu construiu a Estação Ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para atuar na obra.

Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antonio Agu pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal na Itália: Osasco.

Daí por diante Osasco, como a região passou a ser conhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram por aqui. Para operar as máquinas dessas indústrias foram contratados imigrantes. Essa mão-de-obra começou a formar a população do local e deu origem a seu povo.

Osasco cresceu, tanto em população quanto comercialmente, tornando-se desenvolvida. Em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação, para tornar cidade o então sub-distrito de São Paulo.

O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município. A data é comemorada até hoje com muito orgulho por todos nós, que amamos e lutamos pelo progresso desta cidade, a 5ª maior do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras do Brasil.

Turismo

Teatro Municipal de Osasco

Espaço Grande Otello

Teatro do Sesi

Escola de Artes Cesar Antonio Salvi

Centro de Eventos Pedro Bortoloss

Espaço Cultural Grande Otelo

Parque Ecológico Nelson Vilha Dias – Roichdale

Parque Municipal Dionísio Alvares Mateos – Jd das Flores

Parque Municipal Chico Mendes – City Busocaba

Parque Clóvis Assaf – Cidade das Flores

Parque do Jardim Santa Maria

Parque Ecológico Ana Luiza – Jd. Piratininga

Parque Glauco Villas Boas – Três Montanhas

Parque Manoel Manzano – Conjunto dos Metalúrgicos

Parque Ignácio Gurgel Pereira – Km. 18

Parque do Jardim Bonança