ÔNIBUS PARA PARANAÍGUARA

Empresa de ônibus que atua em Paranaíguara

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Localização

Paranaiguara é um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás. Pertencente à Mesorregião do Sul Goiano, localiza-se ao sudoeste de Goiânia, capital do estado, distando desta cerca de 351 km. Ocupa uma área de 1.153 km². Sua população em 2014, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 9.678 habitantes.

Sobre Paranaíguara

Antes do ano de 1930, a região onde hoje é o Município de Paranaiguara, era praticamente despovoada. Transitavam por ali apenas boiadeiros, conduzindo gado bovino dos municípios do sudoeste para Minas Gerais e São Paulo.

Tal foi o desenvolvimento econômico do sudoeste goiano, que o meio de escoamento da produção, prejudicado com a dificuldade apresentada pelo Canal de São Simão, tornou necessária a construção de uma ponte sobre o mesmo, cujas obras foram iniciadas em 1930.

Em 1933, construída a ponte, o trânsito tornou-se intenso naquela região, que permanecia despovoada.

Foi a família de Domiciano Ferreira a primeira a fixar-se no local onde se edificava a cidade, sendo as terras de propriedade de Virgílio Rodrigues da Cunha, até 1941 quando João Santana da Silva descobre bons garimpos às margens do ribeirão Mateira.

Com a notícia dessa descoberta, grande foi a afluência de garimpeiros vindos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.

Dentre em breve, no local onde em 1942 havia apenas 2 ranchos, formou-se a corrutela, constituída de ranchos de paredes de palha, tomando o nome de Mateira.

Várias pessoas colaboraram para o desenvolvimento do lugar. Podemos citar Josias da Silva Lula, que construiu um rego de água com cerca de 4 km, a fim de explorar o garimpo com grande resultado. Jair Ottoni Soriano, Oswaldo de Araújo Pimpim, Alberto Reis Machado, Antônio Alves da Paixão, Waldivino Macedo, Francisco Palazzo e muitos outros que também incentivaram o progresso.

Em consequência desse desenvolvimento, em 21 de janeiro de 1950, foi o local elevado a distrito de Quirinópolis. Foi elevado a município, restabelecendo-se o antigo topônimo de Mateira e constituindo-se Termo da Comarca de Quirinópolis. Grande foi o desenvolvimento. Influenciaram esse progresso: a posição geográfica entre as cidades de Quirinópolis, Jataí e Ituiutaba-MG; a produção de diamantes e a fertilidade de suas terras.