ÔNIBUS PARA ANDIRÁ

Localização

Andirá é um município brasileiro do estado do Paraná.

Sobre Andirá

O povoado que deu origem ao Município de Andirá, foi fundado em 1927, em território então pertencente ao Município de Cambará.

Naquele ano, com a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, nas terras pertencentes a Bráulio Ferraz, foi aí construída uma Estação Ferroviária que recebeu

o nome de Ingá, espécie de fruta silvestre abundante na região. Face ao progresso advindo com a chegada da Estrada de Ferro na localidade, Bráulio Barbosa Ferraz dividiu sua propriedade em lotes de aproximadamente cinco alqueires, colocando-os à venda e dando início à formação de um núcleo urbano, que recebeu a mesma denominação da Estação Ferroviária.

Os primeiros moradores do Povoado de Ingá, além de Bráulio Barbosa Ferraz, Amadeu Bernim, Carlos Ribeiro da Silva, Domingos Marcondes Machado, Firmino Corrêa, Manoel Messias da Silva e Raul Vaz.

Face ao Decreto-Lei Estadual nº 347, de 15 de março de 1935, o Povoado de Ingá foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, pertencente ao Município de Cambará.

Desmembrado de Cambará, em 30 de dezembro de 1943, foi criado o Município de Andirá, tendo por sede o Distrito Judiciário de Ingá, que perdeu essa denominação, por já haver no Estado do Paraíba outro município igual nome.

Andirá, palavra indígena de origem tupi, designa uma espécie de Morcego.