ÔNIBUS PARA BURITI ALEGRE

Localização

Buriti Alegre é um município brasileiro do estado de Goiás, possui uma população de 9.054 habitantes segundo o IBGE de 2010 e está localizado a 192 km de Goiânia.

Sobre Buriti Alegre

Buriti Alegre surgiu em 1910, quando, através de uma escritura pública, um terreno foi doado para a construção do patrimônio de Nossa Senhora D’Abadia por Ana Rita do Espírito Santo. Vindas de Tupaciguara, (MG), duas irmãs totalmente dedicadas às práticas religiosas, Maria Luiza e Maria Siliana, filha de Maria Teixeira, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora D’Abadia onde iniciaram suas primeiras orações, o que deu origem ao Arraial de “Abadia de Buriti Alegre”, no terreno de Vicente Maneco.

Anualmente eram promovidas festas em louvor à Santa, que, com o passar do tempo, motivou a construção de numerosas casas em torno do pequeno templo. Situada em terras férteis, o local não demorou a formar o núcleo populacional.

Os principais fundadores foram Leonel Antunes Maciel, Ana Rita do Espírito Santo e Vicente Maneco. A primeira casa a ser construída foi a de um italiano chamado Marcos Fanty. Pela Lei Municipal de Santa Rita do Paranaíba nº 72 de 30 de junho de 1914, foi criado o Distrito de Abadia de Buriti Alegre, pela Lei Municipal nº 83 também de Santa Rita do Paranaíba, foi determinada a instalação do Distrito, que se deu no dia oito de março de 1915.

Foi elevado à categoria de município por Lei Estadual no dia 24 de junho de 1920 e instalado no dia 24 de junho do mesmo ano, tomando posse o primeiro intendente Dimas Olímpio de Paiva. Por Lei Estadual, foi elevado à categoria de cidade no dia 24 de junho de 1927. Também por Lei Estadual foi criada a Comarca no dia 24 de março de 1936.

A origem do nome da cidade é devido à grande quantidade de palmeiras buritis existentes na região, tendo constantemente em suas folhas grande número de pássaros demonstrando enorme alegria, daí o nome Buriti Alegres.

Atualmente Buriti Alegre possui uma forte criação de gado bovino com uma agricultura bastante diversificada, com destaque para milho, arroz, soja e café, tem na pecuária sua força na economia.

Turismo

Buriti Alegre tem o privilégio de ter uma espécie de mar de água doce de Goiás, o Lago das Brisas (Lago de Furnas). Com dimensões comparadas a da Baia de Guanabara, ele fica a 27 quilômetros da cidade e já tem toda uma estrutura desenvolvida ao seu redor. Oferece ao turista todo o prazer de práticas esportivas como esqui aquático, wind surf, caiaque, jet-ski e a pesca amadora.

Lago das Brisas

Cachoeiras e saltos

Grutas

Eventos Importantes

Festas em louvor a São Sebastião

Festa do peão e Exposição Agropecuária

Consagração a Nossa Senhora da Abadia (padroeira da cidade)

Museu Cultural do Tião Carreiro

Consagração a Nossa Senhora Aparecida