ÔNIBUS PARA CACHOEIRA DOURADA

Localização

Cachoeira Dourada é um município brasileiro do estado de Goiás, está localizado a 240 km de Goiânia e possui uma população de 8.254 habitantes segundo o censo do IBGE de 2010.

Sobre Cachoeira Dourada

Cachoeira Dourada é banhada pelas águas do Rio Paranaíba e pelo Rio Meia Ponte. Os fundadores e pioneiros de Cachoeira Dourada têm uma versão muito bonita sobre a origem do município.

Contam que, logo acima da cachoeira, existia uma ilha transformada em cemitério pelos índios Caiapó. Sepultados dentro de um pote com todos os objetos particulares, os índios tinham suas almas protegidas por um arco-íris formado pelo brilho do sol em contato com a água da cachoeira. Após o sepultamento, os índios contemplavam o arco-íris a Ituverava (Cachoeira Dourada em Caiapó), para que protegesse seus filhos que “vão neste solo ensolarado”.

No curso natural do Rio Paranaíba, encontrava-se no limite do município, uma linda cachoeira de águas cristalinas, frequentada pelos antigos moradores, destruída no início da década de 50 para a construção da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada.

Conta-se que na antiga cachoeira, em decorrência do contato dos raios solares com as suas águas, formava-se um lindo arco-íris, denominado “Ituverava” pelos índios Caiapós.

A outra versão do local é que na época havia uma diversidade de peixes existentes no Rio Paranaíba, notadamente o Dourado.

Turismo

Lago de Cachoeira Dourada

Localizado no Rio Paranaíba com uma extensão de 65 km. Formado pela barragem de Cachoeira Dourada, onde foram descobertas as delícias das águas quentes e salgadas que agora começam se trasformar em fenômeno de considerável atração turística.

Esportes náuticos podem ser praticados, tais como: jet ski, seadoos, caiaques e barcos, ao redor do lago existem áreas de camping com infraestrutura completa para receber os turistas de forma bem acomodada.

Balneário Eldorado Parque das Águas Ademar Vieira – Praia artificial

Iate Termas Clube – Águas termais e salgadas