ÔNIBUS PARA CATALÃO

Empresa de ônibus que atua em Catalão

Viação Estrela

Viação Estrela

Localização

Catalão é um município brasileiro do estado de Goiás, segundo o IBGE de 2010 possui uma população de 86.647 habitantes e está localizado a 255 km de Goiânia.

Sobre Catalão

O processo de colonização da região iniciou-se com a descoberta do ouro, por causa dos espaços para atividades agrárias, pela chegada dos trilhos do trem de ferro e pelo acampamento dos trabalhadores da estada de ferro.

Seus primeiros habitantes foram a comitiva de Bartolomeu Bueno da Silva em 1722 que, fizeram um plantio para alimentar-se.

A povoação se iniciou em 1728 com o rancho construído para as tropas que ali chegavam. Em 1828, já havia um povoado na região e em 1833 foi elevada à vila desmembrando-se de Santa Cruz.

Em 1850, tornou-se Comarca do Rio Paranaíba abrangendo Ipameri e Corumbaíba. Em 20 de agosto de 1859, a vila tornou-se cidade.

Em 1938, a Comarca do Rio Paranaíba tornou-se Comarca de Catalão. Em 20 de Agosto de 1859, Catalão tornou-se cidade legalmente constituída. Porém por estar isolada dos grandes centros de decisões da época em função da inexistência de meios de transportes e comunicação, fez com que permanecesse por longo tempo num moroso processo de desenvolvimento.

A análise atual do modelo urbano existente nos trás uma leitura da cidade permite compreender os diversos problemas e potencialidade de Catalão em relação à inserção regional, estrutura demográfica social e urbana, processo de expansão física, transformação do uso e ocupação do solo, mobilidade e acessibilidade de veículos e pessoas, impactos ao meio ambiente, qualidade do espaço publico, disponibilidade da infraestrutura e aspectos da imagem urbana, ou seja, a forma como as pessoas percebem a sua cidade e os lugares mais significativos.

A economia catalana encontra-se também entre as maiores em todos os setores da economia goiana, tem uma indústria forte, um setor de serviços e comércio bastante desenvolvidos, agropecuária produtiva e tem a maior província mineral do estado de Goiás.

Turismo

Os principais pontos turísticos que se destacam são:

Rede Ferroviária

Igreja de São João

Localizada em seu ápice, a pequena igreja pertence à Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Catalão. A capela ainda é usada para cerimônias religiosas.

Morro de São João

Localizado ao norte de Catalão, no perímetro urbano, conhecido como Colina dos Poetas ou Morro da Saudade, é uma elevação de grande importância histórica e sentimental para o catalano, que o tem como ponto de referência. Do alto do morro, pode-se visualizar a cidade inteira em seus mínimos detalhes, a uma altitude de 800m.

Morro do Urubu

Serra do Quebra-Chifre

Praias do Rio Paranaíba

Cachoeira Mata Padre

Cachoeira do Sertão

Cachoeira São Bento

Cachoeira Rio Verde

Eventos Importantes

Congadas

É parte de uma manifestação folclórica e religiosa bastante antiga em Catalão. Desde 1820, acontecem as congadas em Catalão. As congadas são festas religiosas de sincretismo afro-católico em homenagem a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e uma das mais antigas manifestações folclóricas e religiosas de todo o Centro-Oeste. A festa atrai a cada ano cerca de 100 mil visitantes a Catalão.