ÔNIBUS PARA CIDADE DE GOIÁS

Localização

Goiás, também conhecida como Cidade de Goiás ou Goiás Velho é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2010 era de 24.727 habitantes segundo o IBGE e está localizada a 148 km de Goiânia.

Sobre a cidade

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas. Descobertas as Minas Gerais de um lado e as minas de Cuiabá, de outro, no século XVII, uma ideia renascentista iria alimentar a hipótese de que, entre esses dois pontos, também haveria do mesmo ouro. Assim, foram intensificadas as investidas bandeirantes, principalmente paulistas, em território goiano, que culminariam tanto com a descoberta quanto com a apropriação das minas de ouro dos índios goiases, que seriam extintos dali mais rapidamente que o próprio metal.

Ali, onde habitava a nação Goiá, Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1727, o Arraial de Sant’Anna. Em 1736, o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz.

Em 1748, foi criada a Capitania de Goiás, mas o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, o Conde dos Arcos, só chegaria ali cinco anos depois. Com ele, instalou-se um “Estado mínimo” e, logo, a vila transformou-se em capital da comarca. Noronha mandou construir, então, entre outros prédios, a Casa de Fundição e o Palácio que levaria seu nome (Conde dos Arcos).

Com o esgotamento do ouro, Vila Boa teve sua população reduzida e precisou reorientar suas atividades econômicas para a agropecuária, mas ainda assim cultural. Daí até o início do século XX, as principais manifestações seriam de arte e cultura, com sarais, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica – além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.

A grande mudança, que já vinha sendo ventilada há muito tempo, foi a transferência da capital estadual para Goiânia, nos anos trinta e quarenta, coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. De certa forma, foi essa decisão que preservou a singular e exclusiva arquitetura colonial da Cidade de Goiás.

O município foi reconhecido pela Unesco como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.

Turismo

Os principais pontos turísticos são:

Becos da Cidade de Goiás

Rio Vermelho

Prédio das Antigas Cadeia e Câmara Municipal

Casa de Fundição

Balneário Cachoeira Grande

Balneário Santo Antônio

Cachoeira das Andorinhas

Furna da Bandeirinha

Cruz do Anhanguera

Quartel do Vigésimo Batalhão de Infantaria

Mosteiro da Anunciação

Casa de Bartolomeu Bueno

Chafariz de Cauda

Igrejas

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Catedral de Santana

Convento dos Padres Dominicanos

Igreja Nossa Senhora da Abadia

Igreja de Santa Bárbara

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Museus

Museu das Bandeiras

Palácio Conde dos Arcos

Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte

Casa de Cora Coralina

Eventos importantes

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)

Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel). FICA aconteceu entre 2 e 6 de junho.

Procissão do Fogaréu

Uma das manifestações religiosas mais belas que acontecem na Cidade de Goiás anualmente é a Procissão do Fogaréu, que começa à meia noite da quarta-feira da semana santa.