Ônibus para Cuiabá

Empresas de ônibus que atuam em Cuiabá

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Satélite Norte

Satélite Norte

Localização

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo- fluvial e o centro geodésico da América do Sul.

O município é cercado por três grandes biomas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal; está próximo da chapada dos Guimarães e ainda é considerado a porta de entrada da floresta amazônica. A vegetação predominante no município é a do cerrado, desde suas variantes mais arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d’água.

Cuiabá é abastecida pelo rio Cuiabá, afluente do Rio Paraguai e que divide a capital da vizinha Várzea Grande. O município se encontra no divisor de águas das bacias Amazônica e Platina e é banhado também pelos rios Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões.

Sobre Cuiabá

Cuiabá é a capital e o mais populoso município do estado de Mato Grosso, no Brasil. Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.

Segundo estimativas de 2014 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 575 480 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 841 225; já sua região metropolitana possui 863 509 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1 100 512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).

Turismo em Cuiabá

Centro histórico
Centro geodésico da América do Sul
Arsenal de Guerra
Catedral Metropolitana
Igreja do Bom Despacho
Casa do Artesão
Parque Estadual Mãe Bonifácia
Parque Massairo Okamura
Parque Zoológico
Águas Termais
Parque Tia Nair
Horto Florestal
Parque Morro da Luz
Parque Aquático Sesi Park
Museu do Morro da Caixa D’Água
Museu da Imagem e do Som
Museu do Rio Cuiabá e Aquário Municipal
Museu da Educação
Museu de Arte Sacra de Cuiabá
Museu da História do Mato Grosso
Museu Marechal Rondon