ÔNIBUS PARA CORUMBÁ DE GOIÁS

Localização

Corumbá de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás, está localizado a 112 Km de Goiânia e possui uma população segundo o IBGE de 2010 de 10.361 habitantes.

Sobre Corumbá de Goiás

A povoação de Corumbá de Goiás surgiu em 8 de setembro de 1731, como pólo de mineração nos Rios Corumbá e Ribeirão Bagagem.

Em 1734, com a inauguração da capela de Nossa Senhora da Penha de França, a povoação passou a ser o centro de toda a região do Rio Corumbá, do qual originou-se o topônimo que significa em tupi-guarani ”banco de Cascalho”.

O povoado foi crescendo entre o rio e a capela, com habitantes de origem paulista e portuguesa, vindos com as bandeiras, em busca de pedras preciosas e construindo suas moradias na margem do referido rio.

Em 1840, pela Resolução Provincial nº 5, de 5 de dezembro, Corumbá passou à categoria de paróquia, tendo como primeiro vigário o padre Manoel Inocêncio da Costa Campos.

Em 1849, foi elevado à condição de Vila, com atribuições de município. A Vila de Corumbá recebeu foros de cidade, pela Lei Estadual nº 237, de 9 de julho de 1902, data que assinala sua autonomia político-administrativa.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o município passou a denominar-se Corumbá de Goiás, em virtude da existência de topônimo idêntico em Mato Grosso.

Fundada em 1730 a cidade conserva até hoje seus traços coloniais nos casarões e sobrados, construídos pelos bandeirantes em busca de ouro.

O rio Corumbá com suas águas claras e suas inúmeras cachoeiras é ideal para a prática de canoagem. O Salto de Corumbá é uma das grandes atrações turísticas, pela sua beleza selvagem e natural. É um município emancipado de Pirenópolis.

Turismo

Destacam-se também belos pontos turísticos como:

Igreja Matriz De Nossa Senhora Da Penha De França

Morro Dos Pirineus

Ponte Sobre O Rio Corumbá

Prédio Do Cine Teatro Esmeralda

Salto De Corumbá

Sobrado Da Prefeitura

Cachoeira Monjolinho

Eventos Importantes

Aniversário da Cidade

Cavalhadas

Festa de Nossa Senhora da Penha (Padroeira)