ÔNIBUS PARA ELISEU MARTINS

Localização

Eliseu Martins é um município brasileiro do estado do Piauí. Sua população estimada em 2015 era de 4.807 habitantes.

Sobre Eliseu Martins

A fazenda Forquilha implantada por volta do ano de 1880, pelo senhor Teodoro Dias, no interior do município de Jerumenha, deu origem à cidade de Eliseu Martins. Aos poucos foram chegando outros moradores que, apropriando-se das terras devolutas situadas em redor da fazenda, instalaram-se com fazendas de gado e atividades agrícolas, formando um núcleo populacional, destacando-se entre seus pimeiros moradores, além do pioneiro Teodoro Dias os pecuaristas: Agesislau Martins da Rocha, Angelo Felipe Neri, Antônio Fernandes da Silva, Areolino PereiraPraça, Ângelo Pereira da Cruz, Roberto Dias da Silva e Antônio Martins.

Somente a partir do ano de 1932, com a criação da Feira do Bagaço, que notabilizou-se em toda a região, a povoação entrou um ritmo de progresso bem mais acentuado, em que pese a grande estiagem que na época castigava todo o Estado.

A feira foi um marco importante no processo de crescimento da povoação. A partir da sua criação, muitas famílias para ali se dirigiram, formando um povoado progressista, com a denominação de Jacaré.

O povoado adquirira uma estrutura sólida, que já lhe permitia pensar na sua emancipação política. Dessarte, os principais líderes da localidade se organizaram e em conjunto fizeram a reivindicação que foi concretizada. O povoado Jacaré foi elevado à categoria de município pela lei estadual n 1.542, de 30 de julho de 1957, tendo sido instalado no dia 20 de outubro de 1957, com o nome de Eliseu Martins, em homenagem ao ex-senador e filho da terra, Dr. Eliseu de Sousa Martins.