ÔNIBUS PARA IPAMERÍ

Localização

Ipameri é um município brasileiro do estado de Goiás, localizada entre os rios Corumbá e São Marcos, ocupando 29% da área da Microrregião de Catalão, no Sudeste Goiano.

Sobre Ipamerí

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés etc.

Em 1816 surgiu o “Arraial do Vai-Vem”, depois “Povoado do Vai-Vem” à margem esquerda do Ribeirão “Vai-Vem”. Em 1833, o povoado foi elevado à categoria de Vila, pertencente ao “Arraial de Catalão”, sendo elevada à categoria de cidade em 1870, recebendo o nome de “Entre Rios”. Em 1926, o nome foi alterado para “Ypameri”, que é uma tradução modificada da expressão “entre rios” em tupi (“Y”: rio; “pan” “meri”: vão, espaço, entre). Posteriormente, o “Y” deixou de integrar o alfabeto português brasileiro e foi substituído por “I”.

Ipameri foi a primeira cidade do estado de Goiás a contar com energia elétrica gerada no próprio município e uma das primeiras da Região Centro-Oeste do Brasil a contar com esse tipo de energia, antes mesmo da capital do estado. A Usina Hidroelétrica do Rio do Braço hoje desativada, recebeu máquinas importadas, especialmente da Alemanha e tornou-se, juntamente com o rio que a impulsiona, uma atração para o município.

Ipameri entrou em um período próspero nessa época, tornando-se uma das regiões mais ricas do estado. Foi quando, além de receber água encanada e energia elétrica, produzida na própria cidade a partir da Usina do Rio do Braço, foi fundado lá o primeiro jornal do estado, o primeiro sindicato rural, a primeira emissora de rádio (Rádio Xavantes) e o primeiro jóquei clube (Hipódromo Firmo Ribeiro), onde aconteciam competições de hipismo de nível nacional. O cinema, que também poucas cidades goianas possuíam, foi inaugurado com o nome de Cine Estrela.

Dada a situação econômica privilegiada da cidade, foi aqui instalada a primeira agência do Banco do Brasil do estado de Goiás.

Turismo

Casa do Artesão