ÔNIBUS PARA ITABERAÍ

Localização

Itaberaí é um município brasileiro do estado de Goiás. População estimada 2015 era de 39.629 habitantes.

Sobre Itaberaí

Pequeno rancho e curral, às margens do Rio das Pedras, deu origem ao povoado, no século XVIII. A Capitania de Goiás estava, em 1755, sob o comando do Conde de São Miguel, D.Álvaro José Xavier de Távora, quando as terras do alto do Rio Uru passaram ao domínio dos irmãos Távora. De suas fazendas da Quinta e Santo Izidoro, deu-se a fuga do gado para a várzea do Rio das Pedras e, na impossibilidade de arrebanhá-lo, construiu-se ali um curral. No fim do século, chegou o primeiro habitante, conhecido como Cabral que, no intuito de se apossar do lugar, construiu um rancho.

Ciente de seus domínios, o Capitão-Mor Salvador José Pedroso edificou outro curral, no local da atual Igreja Matriz, e uma capelinha onde eram rezadas ladainhas. Nasceu assim a povoação, sob a invocação de Nossa Senhora D’Abadia.

Em 1819, segundo Augusto Saint Hilaire, o naturalista, a povoação de Curralinho, como ficou conhecida, já apresentava relevante progresso, contando-se 52 casas.

À criação extensiva de gado, aliada ao clima e abundância de pastagens, deve-se o grande surto de desenvolvimento.

Passou a denominar-se Itaberaí, em tupi Rio das Pedras Brilhantes, por estar às margens do Rio das Pedras.

Hoje, Itaberaí se destaca, na região do Mato Grosso de Goiás, pela expressiva produção agrícola e intensa criação de gado, além da tradicional exploração de jazidas de calcário da serra Gongomé. Os habitantes do município são conhecidos como itaberinos.