ÔNIBUS PARA ITAPACI

Localização

Itapaci é um município brasileiro do estado de Goiás. Situado na região do Vale do São Patrício, sua população segundo estimativa do IBGE em 2014 era de 20.557 habitantes.

Sobre Itapaci

O povoamento de Itapaci originou-se nas terras das fazendas Barra e Água Fria, região anteriormente habitada pelos índios Canoeiros e Curuxás, de cuja existência restam vestígios como escritas não decifradas, nas fraldas da Serra da Figura, a 20 km da sede municipal.

Em 1924, ali se fixaram José Ferreira Dutra e as famílias Lemos, Adorneles, Andrade e outras, grupo pioneiro que passou a preocupar-se com a fundação do povoado.

Com a doação de 10 alqueires de terras, por Domiciano Rodrigues Peixoto , à padroeira, para a formação do patrimônio, procedeu-se ao levantamento de um cruzeiro, doado por Abdias Dias da Silva, em 2 de julho de 1935, dando início ao povoado que recebeu o nome de Água Fria, da fazenda que lhe deu origem, e mais tarde de Floresta, em virtude das densas matas adjacentes.

Em plena mata de São Patrício, cresceu a povoação, obtendo a categoria de distrito em 31 de outubro de 1938, instalado em 15 de março de 1939, com a nova denominação de Itapaci, que em tupi significa Pedra Bonita.

Em 19 de julho de 1945, pelo Decreto-Lei Estadual nº 55, transferia-se para o distrito a sede de Itacê (Pilar de Goiás), tornando-se município, instalado oficialmente em 11 de agosto do mesmo ano.