ÔNIBUS PARA JARAGUÁ

Empresas de ônibus que atuam em Jaraguá

Viação Helios

Viação Helios

Localização

Jaraguá é um município brasileiro do estado de Goiás situado no Parque Ecológico da Serra de Jaraguá. É um município emancipado de Pirenópolis e se inclui na Microrregião de Anápolis, no Vale do São Patrício, conhecido por seu patrimônio cultural sendo uma das cidades mais antigas do estado e por ser considerada o maior pólo de confecção do Centro-Oeste. Sua população segundo o censo do IBGE 2010 é de 41.870 habitantes.

Sobre a Jaraguá

Jaraguá nasceu da busca das riquezas minerais do rico solo goiano em tempos que ainda se usava a mão de obra escrava. Vindos de diversas regiões, mineradores e catadores de ouro traziam consigo os chamados “pretos faiscadores”, escravos astutos, geralmente da “Nação Mina”, acostumados à cata do rico minério.

O Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva veio com sua bandeira rumo a Goiás mais ou menos no ano de 1726 e fundou Vila Boa (Cidade de Goiás) às margens do Rio Vermelho, ao sopé da Serra Dourada. Não levou muito tempo e logo descobriram ouro em Meia Ponte (Pirenópolis), e por consequência, descobriram mais uma região aurífera, que por sua imponente serra garantiria a prosperidade do ciclo do ouro, impulsionando a criação de acampamentos às margens dos rios e córregos que nasciam dali. Assim surge o Arraial denominado Córrego do Jaraguá.

Turismo

Jaraguá possui muitas belezas naturais, a cidade mostra-se um verdadeiro oásis, onde encontramos uma paisagem belíssima como a da Serra de Jaraguá, transformada pela lei número 13247 de 13/01/1998 em Parque Ecológico da Serra de Jaraguá, que com seus 520 metros de altitude e várias trilhas. Não muito longe dali, encontra-se o Poção da Serra, com suas águas transparentes, fazendo valer a pena uma visita. Pegando a estrada que liga Jaraguá à cidade de Goianésia, à esquerda, está o Rio Saraiva, rico em piscinas naturais e pequenas quedas d’água, que dão ao visitante um momento de completo relaxamento. Existem ainda belos rios com suas praias, como o Rio das Almas (Prainha), Rio do Peixe e Rio da Prata.

Existem também em Jaraguá muitas construções históricas, como a Igreja do Rosário, construída por escravos em 1776, e ainda hoje totalmente conservada. Há ainda a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída a partir de 1828, e a Igreja Nossa Senhora da Penha (Matriz), construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em1950 e recentemente remodelada. Isso sem falar nos casarões históricos, que exalam a arquitetura do período colonial e nos contam em cada pedaço um pouco da nossa história.

A cidade também conta com varias festas o ano todo que atrai gente de toda a parte do Brasil.

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Saraiva – É um dos pontos mais bonitos do rio de mesmo nome.

Clube das Cavalhadas.

Clube do laço;

Igreja nossa senhora da conceição – Construída a partir de 1828, e a Igreja Nossa Senhora da Penha (Matriz), construída em 1748, demolida em 1918, reconstruída em1950 e recentemente remodelada.

Igreja nossa senhora do rosário – C onstruída por escravos em 1776, e ainda hoje totalmente conservada.

Poção da serra – Com suas águas transparentes, faz valer a pena uma visita.

Rio das almas – Nasce na Serras dos Pireneus, em Pirenópolis.

Rio dos patos – Corta a cidade de norte a sul.

Rio dos Peixes – Nasce na serra do Nêgo, em Pirenópolis, corre ao lado do Rio das Almas.

Rio sucurí – Nasce em Itaberaí e deságua no extremo norte de Jaraguá

Serra do Jaraguá – Ideal para a realização de trilhas. O acesso só é possível a pé ou de moto. Existem no lugar duas cavernas e um túnel feito pelos escravos na época da mineração.

Casarão do Padre Silvestre – Localizado na Rua Vigário Álvares (nome do padre), o prédio data do século XVIII e está protegido por tombamento estadual, pelo Decreto 6024, de 25 de outubro de 2004.

A casa constitui exemplar ímpar da arquitetura colonial em Goiás, sendo hoje uma das poucas edificações em Jaraguá que ainda conserva suas características originais. Assim como Padre Silvestre, a Casa faz parte da história de Jaraguá e do Estado.

Em Jaraguá existem várias praticas esportivas a qual se destacam: Mountain Bike e Parapente na serra, Motocross e trilhas, gaiolas e autocar.

Veja abaixo algumas das festas da cidade

– Folia de Reis – 06 de Janeiro

– Dia de São Sebastião – 20 de janeiro (feriado municipal)

– Carnaval de Rua de Jaraguá

– Festa do Divino Espírito Santo – 49 dias após Domingo de Páscoa.

– Folia do Divino – a segunda-feira após a Festa do Divino (feriado municipal)

– Cavalhadas – No penúltimo e último dia da Festa do Divino

– Feira da Indústria do Vestuário de Jaraguá

– Festa do Peão – Na semana do dia 29 de julho (aniversário de Jaraguá)

– Romaria de Monte Castelo – primeiro domingo de agosto