Ônibus para Jataí

Empresas de ônibus que atuam em Jataí

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Localização

Jataí é um município brasileiro do estado de Goiás. Segundo a estimativa do censo 2012 do IBGE, possui 105.142 habitantes e está localizada a 327 km de Goiânia.

Sobre Jataí

A cidade de Jataí constitui-se na última fase da expansão do gado que, vindo da região Leste do Brasil, através do rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso. Até essa época, a região sudoeste era pouco conhecida, envolta em perigos e mistérios.

Mas, sustentados pelo sonho desenvolvimentista, os primeiros desbravadores chegaram à região, ignorando quaisquer obstáculos. Em setembro de 1836, Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela, procedentes de Espírito Santo dos Coqueiros, município de Lavras do Funil, hoje cidade de Coqueiral, Estado de Minas Gerais, entraram pelo leste, através de Rio Verde nos sertões do sudoeste goiano, onde montaram uma fazenda de criação de gado, às margens do rio Claro e ribeirão Ariranha.

Em 1837, o jovem José Carvalho Bastos, proveniente de Franca, São Paulo, acompanhado de sua esposa Ana Cândida Gouveia de Morais, chegou à região através de Santana do Paranaíba, em busca de boas terras goianas e se instalou às margens do Ribeirão Bom Jardim.

Do encontro dos dois pioneiros ficou acertado amigavelmente, de modo definitivo, simples e prático, que as terras banhadas por águas da margem esquerda do Ariranha, pertenceriam aos Vilelas, e as percorridas por afluentes do Bom Jardim, seriam dos Carvalhos. Posteriormente formou-se então o primeiro núcleo de povoação, com terreno doado por Francisco Joaquim Vilela e sua mulher Genoveva Maximina Vilela, recebendo o nome de Paraíso.

Em 17 de agosto de 1864, o Presidente da Província de Goiás elevou a categoria de Freguesia, a Capela do Divino Espírito Santo de Jataí, criando assim o Distrito de Paraíso de Jataí. Em 9 de julho de 1867, foi lançada a pedra fundamental da Igreja, pelo padre Antônio Marques Santarém.

Em 28 de julho de 1882 de acordo com a resolução nº 668 foi lançada a pedra fundamental, criando o município de Paraíso. Em 2 de fevereiro de 1885 recebeu o nome de Jataí.

No dia 31 de maio de 1895 a sede do município se elevou à categoria de cidade de Jataí, por imposição do Tenente Coronel José Manoel Vilela. Atualmente Jataí é considerada a capital de grãos de Goiás.

Turismo em Jataí

Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

Polo Turístico Vale do Paraíso
Vale do Paraíso é o mais ousado projeto turístico que vem concretizar o sonho de transformar a cidade de Jataí num dos maiores centros receptivos do Estado de Goiás. Nele está localizado o Thermas Park Jatahy – parque de águas termais.

Localizado às margens do Lago Bonsucesso, o clube explora os lençóis de águas termais de Jataí e tem se consolidado cada vez mais como uma opção de lazer, devido ao clima da cidade, que mantém temperaturas altas durante o dia e temperaturas baixas durante a noite.

Cachoeira Ponte de Pedras
Lago Diacui
Pontal do Urutal
A Catedral de Jataí
Centro Cultural Basileu Toledo França
Cristo Redentor
Catedral Divino Espírito Santo
Jatahy Shopping

Rios:
Claro – com praias, pesca e canoagem
Doce – acampamentos e banhos
Paraíso – praias e camping

Esportes Náuticos:
Lago Bom Sucesso – Possui modalidades como Jet Ski, Wake Board, “Banana-Boat” e lancha.

Museus:
Museu de Arte Contemporânea de Jataí
Museu Histórico de Jataí
Memorial JK - Tem o objetivo de reverenciar e perpetuar a memória do grande presidente Juscelino Kubitschek, pois foi em Jataí que começou a campanha política de JK e a ideia da fundação de Brasília.

Casarões:
Em Jataí pode-se observar uma grande diversidade de casarões históricos, na zona urbana e na zona rural, que resistem ao tempo e revelam a história de uma época.

A Feira da Noite:
Acontece na Praça da Igreja Matriz, que foi a primeira Igreja de Jataí. As barracas se distribuem por toda a praça e oferecem desde alimentos até confecção e artesanato.