ÔNIBUS PARA LUZIÂNIA

Empresas de ônibus que atuam em Luziânia

Viação Estrela

Viação Estrela

Localização

Luziânia é um município brasileiro do estado de Goiás a 196km de Goiânia. É o quinto município mais populoso do estado, com uma população estimada em 191 139 habitantes, ficando atrás apenas da capital Goiânia, e dos municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde. No entanto, é mais conhecida por ser integrante da região do entorno do Distrito Federal, em razão de sua proximidade com a capital federal (58 km).

Sobre Luziânia

À procura de novas minas de ouro, o bandeirante Antônio Bueno de Azevedo partiu de Paracatu/MG. Em 13 de dezembro de 1746, enquanto descansava sentado às margens de um córrego, notou que no leito do rio havia pepitas de ouro.

No dia seguinte ergueu festivamente um cruzeiro e dedicou as minas e o futuro povoado à Santa Luzia. As minas atraíram tanta gente que em menos de um ano o arraial contava com mais de 10.000 pessoas.

A primeira missa foi celebrada em 1746, pelo padre Luiz da Gama Mendonça e assistida por mais de 6.000 garimpeiros. Elevada à categoria de Comarca Eclesiástica em 6 de dezembro de 1758, seu primeiro vigário foi o padre Domingos Ramos.

Em abril de 1758 iniciou-se a construção de um rego, denominado Saia Velha, para facilitar a garimpagem. O rego tinha 42 quilômetros de extensão e foi feito em dois anos, por milhares de escravos negros.

O primeiro núcleo de povoamento já era chamado de Arraial de Santa Luzia em fins do século XVIII.

O arraial foi elevado à categoria de vila em 1 de abril de 1833 e à de cidade em 5 de outubro de 1867. Contudo, foi somente a partir de 31 de dezembro de 1943 que passou a se denominar “Luziânia”.

Seu nome é uma homenagem à santa padroeira do município, Luzia, a quem foi erguida um cruzeiro em 1746.

Em 2005, foi implantado em Luziânia, o Programa de Desenvolvimento Econômico de Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura. Neste município, o programa APL está promovendo assessoria técnica e tecnológica. O programa APL promoveu um plano de desenvolvimento sustentável para Luziânia e região e um estudo de pré-viabilidade econômica da plataforma comercial de fruticultura para o município.

Turismo

As principais atrações turísticas da cidade são:

Históricas e Culturais

Igreja Matriz

Academia de Letras e Artes

Centro Histórico

Galeria de Artes

Naturais

Cascatas da Colônia

Cachoeira das Três Vendas

Morro Canastra

Religiosas

Festa do Divino Espírito Santo

Cavalhadas de Luziânia

Festa de São Benedito

Festa de Nossa Senhora do Rosário