ÔNIBUS PARA MINAÇU

Localização

Minaçu é um município brasileiro situado no norte do estado de Goiás, está localizado a 504 km de Goiânia e possui uma população de 31.154 habitantes segundo o IBGE de 2010.

Sobre Minaçu

A ocupação da área onde está situado o município de Minaçu está vinculada à pecuária e iniciou-se no final da década de 1950.

Os pioneiros Darcy Lopes e Pedro Coelho de Souza Barros instalaram-se na região do Rio Bonito, utilizando a área para a formação de fazendas de criação. Com o transcorrer do tempo, outros migrantes foram se estabelecendo na região.

Assim, o vaqueiro José Cirqueira, empregado de Pedro Coelho, teve sua atenção despertada por um fragmento de rocha esverdeada com saliências que pareciam escamas. Descobriu que estas pedras eram abundantes na região denominada Cana Brava, e o proprietário dessas terras, Darcy Lopes Martins, interessou-se pelo achado e resolveu estimar seu valor.

Em certa oportunidade, José Porfírio de Souza, procedente de Trombas – município de Formoso teve acesso à pedra e a levou para ser examinada por um comerciante de minério. Este, por sua vez, levou o fragmento para São Paulo, onde se fez a análise em laboratório.

Ao retornar de São Paulo em 1962, o referido comerciante veio acompanhado pelo Dr. J. Milewski, gerente de uma empresa franco-brasileira – Sama – dedicada à exploração de amianto crisotila, que chegou pronto a adquirir a área de uma das maiores jazidas de amianto crisotila do mundo.

Com o projeto de implantação de um parque industrial da Sama na região chamada Serra da Cana Brava, os moradores originais doaram uma gleba de suas terras para a implantação de um povoado, que mais tarde foi denominado Minaçu, que em tupi-guarani significa Mina Grande, pelo comerciante Carolino Ranulfo de Carvalho, popularmente conhecido como Reis.

O povoamento propriamente dito iniciou-se em 1965 e em 1968 já se verificava a instalação de inúmeros estabelecimentos comerciais, prédios públicos e algumas unidades industriais.

A base econômica do município de Minaçu é a indústria, dando destaque para as empresas de energia elétrica, barragem da Usina de Serra da Mesa e a Usina de Cana Brava.

A segunda maior potência econômica de Minaçu está voltada para a Sama – mineração de amianto Ltda. O parque industrial da Sama tem capacidade para produzir 10% de toda a fibra de amianto crisotila comercializada no mundo. É a maior mina do Brasil e a terceira do mundo.

Turismo

Lago da Serra da Mesa

Praia do Sol

Rio Cana Brava

Rio Lajeado

Usina Hidrelétrica de Cana Brava

Cachoeira da Matula

Cachoeira da Fumaça