ÔNIBUS PARA PARANAÍBA

Localização

Paranaíba é um município brasileiro da Região Centro-Oeste do Brasil, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1838, Paranaíba teve importante papel na Guerra do Paraguai, pois foi rota de apoio logístico para a fuga dos civis envolvidos nesse conflito. A cidade é equidistante e a meio caminho entre a capital de MSe Uberlândia (MG) (dois importantes centros regionais e de serviços do Cerrado Brasileiro), ficando a pouco mais de 400 km de distância de cada uma. É portanto um importante entreposto comercial para quem costuma transitar entre essas duas cidades.

Sobre Paranaíba

Nos primórdios do século XVIII, a região onde se localiza o município de Paranaíba era habitada pelos índios caiapós e passou a ser devassada pelos bandeirantes paulistas.

Entre 1739 e 1755, permaneceu sob a liderança de Antônio Pires de Campos, o célebre “Pai Pira” como era conhecido pelos gentios, e somente a partir de 1830, começou a ser povoada por várias famílias oriundas de Minas Gerais, lideradas por José Garcia Leal, que estabelecidas a três léguas da cidade de Paranaíba, entregaram-se a culturas de subsistência.

A abertura da estrada pioneira do Piquirí, partindo de Cuibá se bifurcava, na região, em direção a Uberaba, MG e Araraquara, SP, e o devassamento de grande parte do sertão sulino, contaram com a participação dos Irmãos Garcia. Razão pela qual deu-se a localidade o nome de “Sertão dos Garcia”, logo desenvolvida em virtude de constituir passagem obrigatória de rebanho de bovinos.

Em 1836, conjugando os esforços dos Garcias e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury, pároco da Freguesia, erige no povoado, a primeira igreja em louvor a Nossa Senhora de Sant’ Ana, padroeira da Cidade.

Os reflexos da fase cruenta porque passou o município de Paranaíba de 1900 a 1923 diluiram-se com o decorrer do tempo, permitindo que o mesmo se apresente, hoje, como um dos mais favoráveis ao processo do Estado.

O topônimo do município originou-se do rio Paranaíba, que banha grande extensão de seu território.

Turismo

Fonte – Praça da República

Espelho D’Agua

Escola José Garcia Leal

Igreja Santo Antônio

Jardim das Paineiras