ÔNIBUS PARA PARAÚNA

Localização

Paraúna é um município do estado de Goiás, sua população estimada em 2010 era de aproximadamente 10.863 habitantes e está localizado a 155 km de Goiânia.

Sobre Paraúna

O município de Paraúna teve sua origem nas terras do município de Palmeira de Goiás, do qual fora distrito com o nome de Bota Fumaça, por volta de 1900.

Na Fazenda São José, próximo às margens do córrego do mesmo nome, os habitantes construíram um rancho de palha que servia de templo, onde todos os primeiros domingos do mês rezavam um terço oferecido ao Menino Jesus.

Influenciados com o desenvolvimento do povoado, os proprietários da fazenda resolveram doar uma parte de terras ao menino Jesus, constituindo assim o seu patrimônio.

O povoado, até então com o nome de Fumaça, ganhou a denominação de São José do Turvo por ocasião da sua elevação à categoria de Distrito. Foi em 7 de julho de 1930 que o Distrito passou a denominar-se Paraúna, topônimo formado pelos étimos tupis PARA (Rio) e UNA (Preto).

A magnífica cidade de Paraúna, conta com uma infraestrutura e padrão de vida de primeiro mundo, ruas e avenidas limpas e modernas, tem no comércio outra fonte de riqueza.

Turismo

As principais atrações turísticas da cidade são:

Cachoeira do Cervo – Uma belíssima cachoeira com 12 metros de queda livre.

Cachoeira do Desengano – Ribeirão do Desengano nasce em Paraúna na Serra das Divisões e forma três belas quedas d’água.

Córrego Couro do Cervo – Local para deliciosos banhos de cachoeira.

Muralha de Ferro – Representada por um conglomerado de rochas, como se fossem um grande muro estendido por vários quilômetros de extensão.

Ponte de Pedra – As águas do Rio Ponte de Pedra cavaram lentamente as paredes da rocha calcária, abrindo uma passagem secreta.

Serras das Galés – Galés- A 27 km da sede do município, essa curiosa formação rochosa se estende por 56 alqueires de domínio privado, sendo uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Serra da Portaria – Localizada na Fazenda São Domingos, é formada por grandes elevações e tabuleiros totalmente cobertos por gramíneos e pequenos arbustos.