ÔNIBUS PARA PIRACANJUBA

Localização

Pirácanjuba é um município brasileiro da do estado de Goiás. População estimada 2015 é de 24.772 habitantes.

Sobre Piracanjuba

A história de Piracanjuba liga-se à bandeira de Bartolomeu Bueno, o “Anhanguera“, a quem se deve o nome de um dos rios mais importantes da região. Aproximadamente em 1732, ao cruzar esse rio, no local onde está situada a usina Rochedo, teria o Anhanguera utilizado de duas pranchas de madeira como ponte. Na volta, só encontrando uma das pranchas, a outra teria sido levada pela enchente, denominou o rio “Meia Ponte”, nome até hoje conservado.

A origem de Piracanjuba, antiga Pouso Alto, liga-se também à Imagem de Padre Marinho, que, em suas caminhadas pelo sertão goiano, abriu uma estrada, simples caminho que, partindo de Campinas onde residia, rumava para Morrinhos seguindo daí para Itumbiara. Esse caminho que tinha por objetivo estabelecer relações comerciais de Goiás com Minas e São Paulo, passava por uma determinada elevação, na cabeceira de um córrego, lugar próprio para pernoite, denominou-se Pouso Alto.

O início efetivo do povoamento deu-se com a construção de uma capela com o orago “Nossa Senhora d’Abadia“, pelo Guarda Mor Francisco José Pinheiro, que para isso pediu e recebeu autorização do Prelado de Goiás, Dom Francisco Castoria.