ÔNIBUS PARA PIRENÓPOLIS

Localização

Pirenópolis está localizada a 121km de Goiânia, segundo o IBGE, possui uma população de 23.006 habitantes.

Sobre Pirenópolis

Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar. As minas da região foram descobertas pelo bandeirante Amaro Leite, porém foram entregues aos portugueses por Urbano do Couto Menezes, companheiro de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera Filho, na primeira metade do século XVIII. Segundo a tradição local, o arraial foi fundado em 7 de outubro de 1727, porém não há documentos comprobatórios e muitos historiadores e cronistas antigos afirmam ser a fundação em 1731.

Foi importante centro urbano dos séculos XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Em 1890, mudou seu nome para Pirenópolis, o município dos Pireneus, nome dado a serra que a circunda. Ficou isolada durante grande parte do século XX e redescoberta da década de 1970, com a vinda da capital Brasília para o Centro-Oeste.

Hoje, é famosa pelo turismo e pela produção do quartzito micáceo, a Pedra de Pirenópolis ou Pedra de São Tomé. As tradições culturais estimularam o desenvolvimento de um original artesanato local, em que se destacam a fabricação de jóias de prata e móveis de madeira. Há ainda o trabalho da fiação de colchas e cortinas e a criação de objetos em barro e pedra. Além, é claro, de uma farta culinária e festividades folclóricas tradicionais como as Cavalhadas, Patrimônio Cultural Imaterial, é uma das mais significativas do Brasil. A pompa, a garbosidade e a seriedade desta manifestação envolve toda a população que espera ansiosamente por este momento. Piri, carinhosamente assim chamada pelos moradores e turistas, é realmente charmosa e encantadora!

Turismo

Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

Cachoeira do Abade

Fazenda Babilônia

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Museu de Arte Sacra e Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Parque Estadual Serra dos Pireneus

Piscinas Naturais do Sonrisal

Reserva Ecológica Vargem Grande

Teatro Pirenópolis

Eventos importantes

Pirenópolis é palco das famosas Cavalhadas e da Festa do Divino.

As Cavalhadas de Pirenópolis são atividades que giram em torno de representações dramáticas, são alegrados por centenas de mascarados, alguns montados a cavalo. O mascarado típico de Pirenópolis usa a máscara de boi. Esta festa é considerada como uma das mais belas e expressivas do Brasil

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, é um festejo religioso de origem portuguesa que dura cerca de 20 dias e foi reconhecida como Patrimônio Cultural brasileiro. Mantém como símbolos o Imperador do Divino, a coroa, o cetro e as bandeiras.