ÔNIBUS PARA SÃO DOMINGOS

Localização

São Domingos é um município brasileiro do estado de Goiás, tem sua população estimada em 11.272 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE e está localizado a 600 km de Goiânia.

Sobre São Domingos

Segundo a tradição oral local, os primeiros colonizadores foram dois irmãos portugueses, Domingos e José Valente, vindos de Salvador – Bahia em busca de ouro, trazendo dentre outras coisas, uma imagem de São Domingos de Gusmão. Conta-se que a imagem foi trazida no lombo de um muar por uma escrava que em troca recebeu a carta de alforria. A imagem deu origem aos nomes do principal rio da região e do próprio município.

Pesquisas recentes comprovam que a região foi ocupada primeiramente por criadores de gado, que chegou ao local em busca de animais que fugiam dos currais localizados em fazendas próximas ao Rio São Francisco, em busca da vasta alimentação existente nas verdes planícies às margens do Rio Paraná. Entretanto, esses criadores nunca chegaram a fundar um centro urbano.

Assim, a região onde se localiza o município, entre os rios São Francisco e o rio Paraná (rio Tocantins), passaram por um processo de ocupação diferente do ocorrido em outras partes de Goiás.

Foi Vila de Arraias (atualmente Tocantins) até 1854, quando ocorreu sua emancipação política. São Domingos deu origem a outros municípios como Posse (Goiás), Iaciara, Divinópolis de Goiás e Guarani de Goiás.

Os padres jesuítas também tiveram sua parcela de colaboração na formação do povoado. Foram eles os responsáveis pela construção da primeira escola no povoado. Em 1937 foi construído o Seminário da cidade, prédio restaurado pelo patrimônio histórico do município.

A Igreja da Matriz de São Domingos (Construída provavelmente em 1907), situada na parte antiga da cidade, também constitui um dos símbolos mais marcantes da história da cidade.

Atualmente o município tem como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque para a pecuária bovina e à agricultura de subsistência.

Turismo

Conhecida internacionalmente pelas suas grutas e cavernas, a região guarda encantos que atraem turistas do mundo inteiro. No município está localizado o Parque Estadual de Terra Ronca constituído por mais de mil grutas, com cerca de 620 milhões de anos, banhadas por águas límpidas e mornas. Um cenário de extrema beleza e magnetismo que ganha mais colorido com cachoeiras, praias e passagens estreitas que dão acesso a imensos salões naturais. Assim destaca:

Cachoeira de Gericó – Exuberante característica particular formado pelo Rio Galheiros, local para uma bela caminhada.

Cachoeira de Palmeira – Incrível beleza com três quedas consecutivas.

Cachoeira de Pedra Talhada – Totalmente preservada, cujo nome se refere a uma formação ocorrida na rocha calcária, que mais parece ser esculpida.

Cachoeira do Rio São Bernardo – Com águas límpidas, e com uma praia de areia no pé da cachoeira apropriada para banho.

Caverna Angélica – Uma das maiores e mais belas do parque Estadual Terra Ronca, muito rica em Espeleotemas.

Caverna de São Bernardo – Formada principalmente pelo Rio São Bernardo o qual dá nome a caverna e possui uma beleza singular.

Gruta Terra Ronca – Com suas águas cristalinas resplandecentes. Sua boca com 100 metros de altura e mais de 100 metros de largura é considerada uma das 03 maiores bocas de cavernas do mundo.

Lago de São Domingos – Formado através da Usina Hidrelétrica que gera energia para a região do nordeste goiano, o lago tem toda a orla iluminada.

Pico do Moleque – (Morro do Moleque) – Próximo à cidade cravado na Serra Geral (espigão mestre), o qual proporciona uma vista de paisagem ímpar do nordeste goiano.

Sumidouro – Lugar onde o rio entra no chão e reaparece a mais ou menos quatrocentos metros adiante, também de uma beleza única.

Gruta São Mateus