ÔNIBUS PARA SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

Localização

São Miguel do Araguaia é um município do estado de Goiás, está localizado a 483 Km de Goiânia e possui uma população estimada no ano de 2010 de 22.283 habitantes.

Sobre São Miguel do Araguaia

São Miguel do Araguaia começou a ser povoada em 1952. Na época o povoado era chamado pelos viajantes de “Povoado da Ponta da Linha”, pois era ali o fim da estrada até o momento. O mérito de fundador do município foi dado a José Pereira do Nascimento que ficou muito conhecido pela prática de curandeirismo e rituais espíritas. As primeiras casas de adobe e pau-a-pique foram construídas pelas pessoas que vinham em busca da cura para os males.

As terras férteis banhadas pelo Rio Araguaia atraíram colonos de várias partes do país, principalmente de Minas Gerais, levando o estado a lotear as terras ainda sem donos na região. Isso resultou no aumento da produção agrícola e no desenvolvimento acelerado da região.

A cidade ganhou o nome atual em louvor à São Miguel Arcanjo, padroeiro do Município e por estar próximo ao Rio Araguaia, incorporou também seu nome. Localizado às margens do Rio Araguaia, através do porto de Luiz Alves, com belíssimas e únicas paisagens naturais e magníficas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo.

Nas proximidades do porto, encontram-se várias praias e lagos naturais propícios à pesca esportiva e amadora. Com grande diversidade de peixes, como: Tucunaré, Barbados, Matrinchã, Piaus, Pintados, e os renomados peixes em extinção: Pirarucu, Piraíba e Pirarara; os três com a pesca proibida. Melhor período para a pesca; de abril a junho quando as águas do rio baixam.

De Junho a setembro suas praias são tomadas por vários acampamentos e turistas do Brasil inteiro. São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio.

Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, está numa enseada em um ponto estratégico do Rio Araguaia, atraindo assim vários barcos hotéis com infraestrutura completa aos visitantes; além de ter ali a maior concentração de animais silvestres para observação da fauna e flora. Ali está à base da Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia que busca a conservação do ecossistema do rio.

Turismo

Alguns dos principais símbolos e atrações turísticas da cidade são:

Turismo cultural (Voltada mais para as cidades)

Praias

Ecoturismo