Ônibus para São Simão

Empresas de ônibus que atuam em São Simão

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Localização

São Simão é um município brasileiro do estado de Goiás, possui uma população segundo o IBGE de 2010 de 17.088 habitantes e está localizado a 363 km de Goiânia.

Sobre São Simão

A história da cidade de São Simão está diretamente ligada ao volume e a força das águas do Rio Paranaíba, que durante milhares de anos superou a resistência da rocha, criando uma das mais belas imagens da natureza. Trata-se do Canal de São Simão, um estreito petrificado com aproximadamente 600 metros de largura.

Entretanto, esse acidente da natureza que foi cenário paradisíaco para milhares de turistas e moradores locais, ficou submerso após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig. Hoje, a nova cidade de São Simão, reconstruída com infraestrutura urbana, está às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina e ocupa uma área de 674 km², com um volume de 17 bilhões de m³ de água, formando várias ilhas e praias. Um extraordinário potencial de turismo que São Simão oferece à sociedade e aos empresários que queiram investir na indústria que mais cresce no País – a do turismo.

O município tem sua origem no antigo povoado de São Simão, iniciado em 1930, por garimpeiros de diamantes e pescadores. Localizado às margens do Rio Paranaíba, divisa de Goiás com Minas Gerais, o povoado passou a receber as primeiras moradias após a construção da ponte interligando os dois Estados, em 28 de outubro de 1935.

Com a instalação do primeiro posto fiscal no local, as residências foram se formando nas adjacências da repartição fazendária. São considerados como fundadores e pioneiros do povoado do Canal de São Simão, assim denominado após a instalação da Ponte Leopoldo Moreira, Alberto Reis Machado, Andiara Bitencourt e Antonio Santarem.

No dia 24 de junho de 1957, através da Lei Municipal n° 24, o povoado do Canal de São Simão foi elevado a distrito, com o nome de Mateira, ligado a Paranaiguara. Por força da Lei Estadual n° 2.108, de 14 de novembro de 1958, o distrito de Mateira foi elevado à categoria de município, com a denominação de São Simão.

A cidade contém uma invejável infraestrutura que conta com um aeroporto, 04 pequenos portos em operação, um distrito Agroindustrial, possui também a maior Usina Hidrelétrica do estado.

Turismo em São Simão

Principais atrações turísticas da cidade destacam:

As Cataratas de Itaguaçu, na Ilha do Tombo

O Lago Azul

Praia Artificial do Lago Azul

Pedra Fundamental

Usina Hidrelétrica

Fazenda Caraíba

Itaguaçu

Eventos importantes

Juninão

Rodeio Show In Praia de São Simão

Torneio de pesca amadora