ÔNIBUS PARA SANTA RITA DO ARAGUAIA

Empresa que atua em Santa Rita do Araguaia

Expresso São Luiz

Expresso São Luiz

Localização

A cidade de Santa Rita do Araguaia – GO dista 90 km da Nascente do Grande Rio Berohokã, situada a uma altitude de 750m. Situa – se a 500 km de Goiânia.

Sobre Santa Rita do Araguaia

A cidade de Santa Rita do Araguaia situa-se a 500 km de Goiânia, a capital do estado, e a 90 km da nascente do Grande Rio Berohokã. A cidade goiana faz divisa com as cidades: Alto Araguaia-MT, Araguainha-MT e Mineiros-GO.

A história da Fundação do Município de Santa Rita do Araguaia começa em 1850, quando o desbravador José Manoel Vilela, residente às margens do rio Claro, atual Município de Jataí, desde 1836, estendeu o domínio de suas terras até o Rio Araguaia. Em 1854, ele e Dona Leocádia Perpétua de Silvéria doaram 2000 alqueires de terras da Fazenda Araguaia ao Patrimônio da Paróquia de Santa Rita dos Impossíveis, no Cartório de Notas de Torres do Rio Bonito, atual Município de Caiapônia.

O remanescente da fazenda Araguaia foi vendido às famílias Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que doou partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja dividiu suas terras, iniciando a colonização sob o regime de aforamento, época em que foi outorgado a José Manoel Salgueiro, o Título de Fabriqueiro. Com a ocorrência de um incêndio no Cartório de Tabelionato, houve a destruição dos documentos, ocasionando possivelmente algumas renegociações e o Fabriqueiro com sua esposa Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, a cinco de setembro de 1919 (mil novecentos de dezenove), ratificaram a doação no Cartório do Primeiro Oficio João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho, registrado no Livro de n° 3, fls. 951, do Cartório Imobiliário de Jataí – GO.

Em quatro de fevereiro de 1920 (mil novecentos e vinte), o Fabriqueiro já exercia na Sede da Fazenda dos Salgueiros o comércio de gênero alimentício e produtos industrializados, e nas proximidades desses comércios foi surgindo o povoado que mais tarde foi elevado à categoria de vila. Depois de algum tempo uma nova vila surgia em outro lugar, logo abaixo, sendo elevada a categoria de Distrito de Mineiros no ano de 1911 (mil e novecentos e onze), fato primordial para o esvaziamento da vila originária, causando a extinção do comércio do Salgueiro, conhecido como comércio de cima.

Em 31 de dezembro de 1943 (mil novecentos e quarenta e três), pelo o Decreto – Lei Estadual 8.305, a Nova Vila foi denominada Ivapé, palavra indígena cujo significado é “caminho das frutas”. E, finalmente, pela Lei N. 806 de 12 de outubro de 1953 o Distrito de Ivapé recebe a elevação de categoria para município com nova denominação, passando a se chamar Santa Rita do Araguaia. Os santarritenses nasceram possuindo uma extensão territorial de 1.362 Km2.

Turismo

– Cachoeira Couto Magalhães – Rio Araguaia

– Cachoeira Dois Saltos – Ribeirão Salto

– Cachoeira – Córrego Cervo

– Cachoeira cidades Santa Rita e Alto Araguaia/Unsina

– Rio Babilônia

– Córregos:

– Corgão, Bebedouro, Agrovila Ivapé, da Jóia e Matinha

– Dunas na Foz do Córrego Marimbondo com o Rio Araguaia

– Grutas e Cavernas – Rio